Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Desvio é necessário devido às obras para construção da barragem Pedreira. Trânsito local será mantido.

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) interditará parcialmente a Rua Padre Francisco Salvino, em Pedreira, a partir do dia 10 de setembro para construção da barragem Pedreira. Será mantida apenas a passagem para o trânsito local, o que garantirá a locomoção dos moradores e comerciantes da rua.

Demais usuários da via deverão utilizar o desvio provisório que se inicia na Rua Padre Francisco Salvino, na altura número 1.167, e vai até a Estrada Maria Pinto Razoli, próximo à ponte sobre o rio Jaguari, que divide os municípios de Pedreira e Campinas. Da mesma forma, usuários procedentes de Campinas deverão acessar o desvio a partir da Estrada Maria Pinto Razzoli, conforme a sinalização a ser instalada.

Esse novo acesso liga as duas cidades e terá o percurso 200 metros mais curto em relação ao atual (abaixo ilustração da via interditada e o desvio provisório).

 

O DAEE já providenciou a sinalização do trânsito, com cartazes e banners, para orientação dos usuários. A sinalização adotada segue normas do seguindo normas do Manual de Sinalização Urbana, desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O Centro de Comunicação e Interação Social da Barragem Pedreira está a disposição para esclarecimentos de dúvidas ou atendimento de reclamações da comunidade local e usuários da via, impactados com a interdição, pelo telefone (19) 3893-1042 e por email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

AS BARRAGENS

O Governo do Estado está investindo R$ 527 milhões nas obras e desapropriações para a construção das barragens de Pedreira e Amparo, que têm por objetivo reforçar o sistema de abastecimento da região de Campinas. Além disso, outros R$ 213 milhões serão investidos em empreendimentos complementares, como estações de tratamento de esgoto de Amparo e Monte Alegre do Sul.

“É importante frisar que os dois reservatórios em construção representam uma das últimas possibilidades para reserva de água nas Bacias do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Além disso, as estruturas vão aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem”, destaca o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.

Os reservatórios terão capacidade para acumular 85,3 milhões de metros cúbicos de água e fornecer 17,2 mil litros de água por segundo, beneficiando mais de cinco milhões de pessoas, em 23 cidades: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

 

 
BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.