O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, está investindo R$ 1,9 milhão no plantio de 69.250 mudas de espécies nativas em uma área de 27,69 hectares do Parque do Rio Turvo, no Vale do Ribeira. A ação é uma medida compensatória pela segunda etapa de canalização do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos.
O Governo do Estado está investindo R$ 64,5 milhões em obras e serviços de canalização de três quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu, no trecho compreendido entre as alças de acesso da Rodovia Hélio Smidt à Avenida Natalia Zarif – que dá acesso ao aeroporto de Cumbica – e a foz do córrego Cachoeirinha.
O novo canal terá perfil retangular, com 21 metros de largura e 4 metros de profundidade, o que permitirá uma vazão de 300 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê.
A primeira etapa de intervenção no rio Baquirivu-Guaçu foi concluída no segundo semestre de 2019 com a canalização de 2,7 quilômetros do canal, entre a foz do rio com o Tietê e a avenida Natália Zarif, próximo ao Parque CECAP, também em Guarulhos.
Parque do rio Turvo
Criado em fevereiro de 2008, o Parque do Rio Turvo preserva uma área de 73 mil hectares nos municípios de Jacupiranga, Cajati e Barra do Turvo, com diversas espécies da Mata Atlântica, além de fauna com invertebrados, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, inclusive espécies ameaçadas de extinção como papagaio de peito roxo e onça pintada.