Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Projeto e Construção 

A Barragem Duas Pontes está sendo implantada no rio Camanducaia, no município de Amparo, integrante das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- PCJ e pertencente à Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos - UGRHI 5.
A implantação da barragem tem como objetivo principal aumentar a disponibilidade hídrica na bacia do rio Camanducaia, permitindo o fornecimento de água de forma mais segura à população dos municípios que se abastecem de água à jusante do barramento, principalmente em época de estiagem prolongada.


Para regularizar a vazão de 8,72 m³/s, está sendo implantada uma barragem que deverá formar um reservatório com capacidade de armazenamento total e útil, respectivamente, de 55,88 e 53,37 bilhões litros de água em uma área alagada de 4,9 km². O comprimento total da barragem é de 792 m, com altura máxima de 40 m e coroamento previsto na cota 648 m.


O vertedouro, dimensionado para a descarga da vazão decamilenar de 562 m³/s, será constituído de uma soleira Creager, com crista na cota 643 m. Será dotado de oito vãos de 7,5 m de largura cada e altura de 4 m. As descargas dos vertedouros serão encaminhadas para jusante da barragem através de um canal rápido com fundo em degraus e uma bacia de dissipação com extensão da ordem de 30 m, com cota de fundo na elevação 610 m. O canal rápido foi projetado em degraus com um metro de altura cada, ao longo do qual se estima que cerca de 50% da energia já seja dissipada.


Está prevista a construção de uma torre de tomada d´água de seção transversal de 4 m x 4 m, contendo três aberturas retangulares de adução individualizadas com 3 m de largura por 9 m de altura, com as cotas de soleira 623,30 m, 629,50 m e 635,50 m. Estas três aberturas terão a finalidade de aduzir água de modo seletivo, isto é, a adução será feita sempre pela abertura mais próxima do nível superior do reservatório, enquanto as aberturas inferiores deverão permanecer fechadas através de comportas. Conforme informado, a adução da água para jusante será realizada via conduto de aço que terá uma extensão aproximada de 290 m. Além disso, a vazão ecológica de 2,7 m3/s, equivalente à vazão Q7,10 para o trecho, será normalmente aduzida através do conduto.


Esta obra é de fundamental importância para o abastecimento na região, aumentando a disponibilidade de água bruta, diante do quadro atual de déficit hídrico, seja pela degradação dos recursos naturais ou pela situação de criticidade dos mananciais.

Barragem Duas Pontes

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.