Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Para definição das próximas etapas, comitiva do CAF, banco financiador das obras, vistoria o canteiro das obras e se reúne com a área técnica nesta semana

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), entidade vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, avança para a retomada das obras das duas barragens estratégicas para a segurança hídrica na região metropolitana de Campinas: a barragem de Pedreira, na divisa dos municípios de Pedreira e Campinas, às margens do rio Jaguari, e a barragem de Duas Pontes, em Amparo, junto ao rio Camanducaia.

Com editais que devem ser lançados neste ano e expectativa de retomada das obras no primeiro semestre de 2024, o DAEE deu início ao contrato de manutenção e conservação das áreas para implantação dos empreendimentos. A autorização foi publicada no “Diário Oficial do Estado” no último dia 1º e, com investimento de R$ 6 milhões, a empresa Construdaher Construções e Serviços fará a zeladoria por 6 meses.

Visando a conformidade dos resultados de financiamento, a equipe técnica do DAEE recebeu nesta quinta-feira, 9 de novembro, a comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), instituição financiadora de parte do projeto, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, para uma vistoria aos canteiros de obras das duas barragens.

Durante a agenda conjunta ainda foram discutidas as revisões no cronograma geral das obras, atualizações no Plano de Aquisições e Contratações, bem como a implementação de medidas socioambientais e de comunicação com a população do entorno.

“As discussões conjuntas e considerações quanto aos desafios para as implantações dos empreendimentos trazem solidez para conclusão das obras, abrangendo aspectos essenciais, como definição da modalidade que deverá ser adotada para retomada das ações e novos prazos a serem cumpridos.”, explica a Superintendente do DAEE, Mara Ramos.

O contrato anterior de construção das represas foi rescindido pelo DAEE, após uma análise criteriosa apontar falhas e atrasos significativos e não justificados pelos consórcios que executavam as obras. Dada a importância dos reservatórios para a Bacia Hidrográfica PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), a autarquia garantiu a preservação das áreas.

As duas represas vão aumentar a segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas, elevando a oferta de água em âmbito regional, por meio da regularização da vazão dos rios Jaguari e Camanducaia.

As barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água, dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes, beneficiando direta e indiretamente mais de 20 municípios na região do PCJ

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.