Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

 

As barragens Pedreira e Duas Pontes, em Amparo, são de responsabilidade do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, por meio do consórcio construtor BP KPE-Cetenco, e, através das equipes socioambientais e educativas expõem, frequentemente, temas de educação ambiental e saúde pública, principalmente sobre prevenções às endemias.

Neste mês de março o tema abordado foi: “Febre Maculosa, você sabe o que é?”, alertando os colaboradores, rede pública de educação e a sociedade dos municípios que abrigam as obras dos reservatórios.

 

SOBRE A FEBRE MACULOSA

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que é transmitida através da picada de carrapato infectado. É uma doença grave e, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito em até duas semanas!

No Estado de São Paulo é transmitida por três espécies de carrapatos, o carrapato estrela, carrapato pólvora ou micuim (Amblyomma sculptum). Segundo dados da Secretaria de Saúde de Campinas, a cidade lidera o ranking de casos da FMB no estado de São Paulo.

É preciso estar atento e seguir as dicas de prevenção ao possível contágio, principalmente durante atividades de trabalho ou de lazer nas áreas com vegetação (pastos, margens de lagos, rios e córregos) e com a presença de animais que servem como hospedeiros para o carrapato.

Confira as ações executadas em cada empreendimento.

 

BARRAGEM PEDREIRA:

A equipe socioambiental desenvolveu uma campanha de prevenção à Febre Maculosa entre os trabalhadores do empreendimento, composta por palestra e distribuição de folhetos informativos sobre o contágio e prevenção da doença, transmitida por carrapato-estrela, tendo como seu principal hospedeiro as capivaras.

A palestra foi ministrada pela educadora ambiental Taís Lebet com o apoio do médico veterinário Noel Cintra, que alertou sobre a importância de verificação do carrapato em contato com o corpo, há cada duas horas. “Importante ressaltar que quatro horas são suficientes para a transmissão da bactéria Rickettsia rickettsii entrar na corrente sanguínea e ser infectado”.

Outro item destacado, foi o uso correto das EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, uma vez corretamente utilizados podem evitar a transmissão da FMB e salvar vidas!

A ação teve desdobramento com a comunidade, e especialmente com alunos da Instituição SAMUCA - Serviço de Atendimento à Mulher à Criança ao Adolescente, através de uma palestra, na qual foi explicado o que é a doença transmitida por carrapato, quais os sintomas e como evitar a transmissão.  Foi esclarecido que o principal hospedeiro do carrapato-estrela é a capivara, roedor bastante comum em áreas mais úmidas ou com vegetação abundante.

No caso da contaminação, os sintomas são variados – como febre, dor de cabeça, náuseas com ou sem vômito, diarreia e dor abdominal, dor muscular e machas avermelhados no corpo. Para finalizar, foi destacado que em caso de dois ou mais sintomas, é necessário sempre procurar orientação médica, e relatar caso tenha estado em locais de possível contaminação.

Todos os participantes receberam folhetos informativos sobre a Febre Maculosa Brasileira.

 

BARRAGEM DUAS PONTES

A equipe do futuro reservatório de Duas Pontes, em Amparo, realizou diversas ações sobre a FMB. Através de apresentação com as principais informações sobre a Febre Maculosa, a equipe da BDP apresentou os diferentes tipos de carrapatos, transmissores da doença, além da distribuição de folhetos explicativos. A atividade envolveu alunos da rede pública de ensino, Unidades de Saúde e os colaboradores do empreendimento.

Em 16 de março, o Veterinário Altamir Pedro Neto e a coordenadora de comunicação, Dálete Minichiello, acompanhados pela profissional Lilian Reis, da Supervisão do empreendimento, ministraram palestra entre os agentes de saúde da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Arcadas, no qual participaram 17 profissionais.  “Foi um conteúdo muito interessante e importante devido ser uma doença grave e bem prevalente na região. A explicação foi bem dinâmica”, avaliou o clínico geral Dr. Pitágoras Paulo Passamani.

As crianças do MARP (Movimento de Ação Rural do Bairro do Pantaleão), receberam os profissionais da equipe da Barragem Duas Pontes, dia 23, com entusiasmo e curiosidade sobre Febre Maculosa. Ao todo foram 25 crianças que assistiram a apresentação. Dados como prevenção, sintomas e cuidados para não ser infectado pelo carrapato contaminado, foram ressaltados pelos profissionais do empreendimento. Ao final, o veterinário exibiu dois tipos de carrapatos: Amblyomma cajennense (carrapato-estrela), que é o principal vetor da Febre Maculosa e Boophilus microplus (carrapato bovino), para melhor identificação das espécies.

 “Achei muito interessante o tema. É informação importante para as crianças que moram em sítios e fazendas. Assim como foi bom para mim, que não tinha conhecimento sobre o assunto. O veterinário conseguiu alertar e esclarecer, principalmente a respeito de informar ao médico sobre a possibilidade da doença”, disse a professora Bruna Caroline de Almeida.

No dia 27 de março, alunos da Creche São Cristóvão receberem as informações sobre a doença e seus sintomas. Cuidados sobre prevenção foram ressaltados pelos profissionais da equipe da Barragem. O tema gerou muita curiosidade por parte das crianças que interagiram positivamente durante as explicações apontadas pelo médico veterinário Altamir Neto e pela pedagoga Ticiane Pestana. Vinte e três pessoas, entre crianças e professores assistiram à palestra.

Vinte e sete pessoas entre alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Professor José Scalvi de Oliveira, assistiram atentos à apresentação e explicações sobre a Febre Maculosa, realizada em 28 de março.

Já no dia 29, os colaboradores do canteiro de obras da BDP receberam as informações sobre prevenção e uso correto das EPIs (equipamentos de Proteção Individual), além das informações de como identificar os sintomas da Febre Maculosa Brasileira transmitida, geralmente, pelo carrapato-estrela, no qual tem seu principal hospedeiro a capivara. “Todos se sentiram à vontade para perguntar sobre o tema. O mais importante foi destacar que a melhor forma de sobrevivência, em caso de picada do carrapato-estrela, seguido de sintomas é levar a informação de suspeita o quanto antes ao médico, para que o diagnóstico seja feito de forma correta e em tempo hábil, para iniciar imediatamente o tratamento”, alertou a coordenadora de comunicação Dálete Minichiello.  

 

Funcionários da BP recebem informações sobre Febre Maculosa e como prevenir o contágio.

Equipe Socioambiental da BP faz palestra sobre Febre Maculosa com alunos da rede pública de Pedreira

Ticiane e o veterinário Neto (equipe BDP) explicam aos alunos da Creche São Cristóvão - Amparo, os principais sintomas da Febre Maculosa.

Alunos tiram dúvida sobre o carrapato-estrela, com o veterinário Net.

Colaboradores das obras da BDP, em Amparo, recebem informações de prevenção sobre a Febre Maculosa

Equipe de saúde de Arcadas possam para foto final após palestra com profissionais da BDP

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.