A implantação do sistema permitirá reduzir em até 96% as impurezas do rio Camanducaia que possui índices elevados de agentes poluidores.
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, está investindo R$ 234,4 milhões na Unidade de Tratamento de despoluição do rio Camanducaia, no município de Amparo. O projeto beneficiará todos os municípios que captam água no rio a jusante da barragem Duas Pontes, proporcionando melhor qualidade de vida a mais de 73 mil habitantes.
A tecnologia implantada para o tratamento da água do rio Camanducaia é a Flotflux, que utiliza o processo de flotação em fluxo patenteado e de alta eficiência, utilizado para a despoluição de corpos hídricos, o tratamento de água e esgoto e a criação de parques balneários.
Desta forma, a qualidade da água será muito superior a atual, o que diminuirá os custos operacionais das Estações de Tratamento de Água (ETA’s), além de melhorar significativamente as condições de sobrevivência da fauna aquática. O rio Camanducaia possui elevados índices de agentes poluidores e implantação deste sistema permitirá reduzir em as impurezas até 96%. Após o tratamento, a água que entrará no reservatório de Duas Pontes, terá qualidade superior a atual.
As obras começaram em janeiro deste ano e a previsão é entrar em operação em novembro de 2023.
Montagem de equipamentos e sistemas de tubulações da Unidade de Tratamento do rio Camanducaia
Ilustração do sistema de Flotação a ser instalado na UTR-Camanducaia
Ilustração mostra o processo final do tratamento do rio Camanducaia.