Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Barragem Pedreira

 

Alunos do SAMUCA (Serviço de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente), do município de Pedreira, receberam dia 9 de fevereiro a equipe Socioambiental da Barragem Pedreira, incluindo o médico veterinário Noel Cintra que é especialista em Fauna Silvestre, para uma palestra sobre o tema. O objetivo foi apresentar aos alunos a diversidade de espécies presentes na região onde moram. A palestra também abordou a necessidade de respeito e valorização da vida animal.

Trinta e duas crianças acompanharam a palestra, atentas às explicações e curiosidades sobre as espécies da fauna silvestre, fazendo-os pensar nas particularidades entre estes e os animais de estimação. Também, foram apresentadas aos alunos, as espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, explanando sobre o comércio ilegal desses animais que, por vezes, sofrem maus tratos e abandono.

A ação contou com o despertar da consciência dos alunos, fazendo-os pensar na adoção responsável (e legal), e na evolução do animal desde filhote à fase adulta. O veterinário citou como exemplo o “Periquitão-Maracanã”, ave popularmente conhecida como “Maritaca” (Psittacara leucophthalmus), que pode viver aproximadamente 100 anos, ultrapassando a expectativa de vida de nós humanos. 

O Veterinário Noel ainda citou as “Araras-canindé” (Ara ararauna), que podem ser avistadas em muitos pontos da área urbana de Pedreira que, segundo o especialista, possivelmente criaram mecanismos de adaptação para viver em áreas urbanas.

Ao final, chegou a hora dos alunos conhecerem o ilustre convidado: “Ragnar”, uma cobra “jiboia” (Boa constrictor), e réptil da família Boidae. Com nove anos de idade, Ragnar faz parte do grupo das maiores serpentes do planeta, considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da “Sucuri” (Eunectes sp.).

O veterinário apresentou a documentação legal e a autorização pertinente, as quais contemplam todas as informações de procedência e filiação, muito parecido com o nosso popular R.G. - Registro Geral de identidade. A jovem Gisele, de nove anos de idade, se surpreendeu e comentou: ”não sabia que uma cobra tinha R.G.”.

O médico veterinário discorreu sobre o medo do ser humano com relação a algumas espécies, em especial as serpentes, seja pelo seu grande porte ou pelo seu veneno, entretanto, algumas apenas reagem às ameaças.

A jiboia ou outros animais da fauna silvestre, muitas vezes sofrem ataque dos humanos e, em sua defesa ou de seus filhotes reagem com a mesma violência que recebem.

Na parte prática da apresentação, muito bem-vinda e educativa, em segurança nos braços do médico veterinário, a jiboia Ragnar foi apresentada aos alunos e os questionamentos fluíram espontaneamente: como é a alimentação, habitat e outras peculiaridades da espécie. E qual foi a maior surpresa dos alunos quando o animal espirrou! Ficaram impressionados, “Ele faz isso?!”.

 

O veterinário Noel Cintra, apresenta a jiboia Ragnar, para os alunos do SAMUCA

Veterinário em palestra com alunos do SAMUCA, sobre Animais Silvestres

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.