Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Ocorreu no dia 11 de novembro de 2022 a 1ª etapa da Oficina Participativa no Município de Pedreira, promovida pela Pró-Ambiente Assessoria Ambiental e Fundação Florestal (F.F.) para desenvolvimento do PAE – Plano de Ação Emergencial da APA - Área de Proteção Ambiental - Piracicaba/Juqueri-Mirim - Área II. As ações para desenvolvimento do PAE, fazem parte do Convênio firmado entre a Fundação Florestal e o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, cujo principal atributo a ser protegido são os recursos hídricos que abastecem as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Piracicaba. 

  •  PAE – Plano de Ação Emergencial

O PAE é um instrumento de gestão que consiste no planejamento e estabelecimento de um conjunto de ações direcionadas para a abordagem de questões prioritárias para a gestão e manejo de uma Unidade de Conservação (UC). Ele tem a finalidade de executar ações que priorizem a solução das questões mais urgentes, voltados aos objetivos da Unidade de Conservação e alinhados com as estratégias e possibilidades de cada categoria institui o Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo – SIGAP, em Unidades de Conservação que não possuem Plano de Manejo.

  • Oficina Participativa

Foram formados Grupos de Trabalho, o que facilitou o desenvolvimento da Oficina Participativa, que teve como objetivo captar dos moradores desta região os principais problemas. Essa metodologia foi dividida em quatro etapas: Identificação de problemas socioambientais por meio de análises temáticas dos meios físico, biótico e socioeconômico; Identificação das ações para resolução dos problemas; Unificação das ações e sua Priorização. Durante a oficina foram elencadas 14 ações que irão balizar o desenvolvimento do PAE.

Participaram do evento representantes do empreendimento Barragens Pedreira e Duas Pontes, Prefeitura Municipal de Pedreira, Prefeitura Municipal de Campinas, além de Conselheiros e Diretoria Executiva da Fundação Florestal. “Através desse encontro, a comunidade local e a equipe técnica identificaram os principais problemas presentes no território, as causas e as principais consequências da situação presente em cada município e na região como um todo.”, explica Tairi Tonon Gomes, Gestor da Pró-Ambiente.

A 2ª etapa da oficina participativa acontecerá em Bragança Paulista no dia 18 de novembro de 2022.

  • Sobre o Convênio entre DAEE e Fundação Florestal

O Convênio, também proporciona a elaboração de instrumento de gestão denominado “Plano de Ação Emergencial - PAE”, que muito se assemelha ao Plano de Manejo para a gestão de Unidades de Conservação, em especial as de Uso Sustentável, como é o caso da Área de Proteção Ambiental – APA Piracicaba / Juqueri-Mirim Área II.

“É fundamental e imprescindível a elaboração de instrumentos de gestão participativos, que garantam a ampla participação dos principais atores institucionais e da larga representatividade entre a sociedade civil e os poderes constituídos. Portanto, a relevância e a importância do Convênio firmado entre o DAEE e FF se reflete na consolidação da gestão da APA Piracicaba / Juqueri-Mirim Área II.”, ressalta José Fernando Caliston Valle, Analista de Recursos Ambientais - Gestor das Unidades de Conservação APA Piracicaba/Juqueri-Mirim Área II e APA Sistema Cantareira – Fund. Florestal.

 

José Fernando Calistron Valle - Fund. Florestal-, fala em Oficina Participativa

Tairi Tonon Gomes, Gestor da Pró-Ambiente em Oficina Participativa sobre o PAE

 

 

           '

       

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.