Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Preservação e sustentabilidade foram os temas mais destacados durante atividades realiazadas nos dois empreendimentos

Em celebração ao Dia da Árvore, as equipes Sociambientais da Barragens Pedreira e Duas Pontes(Amparo), organizaram algumas ações entre os colaboradores, além de atividades com escolas e instituições.

Acompanhe abaixo as atividades que a equipe socioambiental das Barragens planejaram para cada empreendimento.

  • Barragem Pedreira:

Na semana do dia da árvore, o empreendimento envolveu-se com o tema, data oportuna para reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

A primeira atividade ocorreu por meio de uma palestra ambiental no DDS (Diálogo Diário de Segurança), com a presença de 275 trabalhadores do empreendimento. Foram destacadas informações divulgadas no Boletim Semanal do Meio Ambiente, sobre o a comemoração da data 21 de setembro, “Dia Mundial da Árvore”, apresentando a importância das árvores no ecossistema.

Alunos da Instituição SAMUCA (Serviço de Atendimento à Mulher, a Criança e ao Adolescente), participaram da segunda atividade, na qual 21 alunos  realizaram o plantio de uma muda da espécie arbórea nativa, o “ingá-feijão” - Ingá marginata Willd. O evolvimento e a participação dos alunos foi primordial, pois a interatividade transforma as aulas teóricas em realidade.

Foram destacadas algumas informações relevantes sobre o plantio na futura Área de Preservação Permanente (APP) da Barragem Pedreira, onde a estimativa é plantar cerca de 192 mil árvores no entorno do futuro reservátório. Atualmente, o plantio já atingiu o número de  161 mil árvores de espécies nativas da região, em cerca de 96,5 hectares

Segundo estudo da Escola Superior de Agricultura - “Luiz de Queiroz” (ESALQ), cada árvore da Mata Atlântica é capaz de absorver/sequestrar cerca de 150 kg de CO2, em seus primeiros 20 anos. Ou seja, a floresta formada no entorno do lago da Barragem Pedreira, em seus 20 anos iniciais, irá retirar cerca de 29 milhões de kg de CO2 da atmosfera.

  • Barragem Duas Pontes – Amparo

Em Duas Pontes, o Dia Da Árvore foi destacado na formação de multiplicadores do PEA - Programa de Educação Ambiental, com alunos da Creche São Cristóvão, em Amparo – SP, na manhã do último dia 14, com palestra e atividade prática sobre o tema.

 A ação foi realizada pela professora Ticiane Pestana, da equipe de Comunicação da Barragem Duas Pontes e teve início com a apresentação de materiais educomunicativos abordando o tema “Dia da árvore: o que temos para comemorar?”.

 Foi realizada uma palestra ressaltando a importância das árvores para o planeta, pontuando os benefícios que trazem para os seres vivos, como o aumento da umidade do ar, fornecimento de sombra e abrigo para algumas espécies animais, produção de oxigênio no processo de fotossíntese, redução da temperatura, além de evitar erosões.

 Como forma de fixar o conteúdo, foi realizado o jogo “verdadeiro x falso”, confeccionado com materiais reciclados como, papelão, caixa de ovos e palitos de sorvetes.

Ao final, todos os participantes compartilharam o conteúdo aprendido com seus familiares e amigos, destacando que não é apenas plantando árvores que podemos ajudar a preservá-las.

Profª Ticiane (BDP), faz apresentação sobre o Dia da Árvore para alunos da Creche São Cristóvão.

Plantio de muda de Ingá-feijão, por alunos do SAMUCA - Pedreira.

Materiais recicláveis fazem parte de atividade em comemoração ao Dia da Árvore.

 
BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.