Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

A equipe de meio ambiente da Barragem Duas Pontes (BDP), em Amparo, instalou uma “ponte” na via de acesso ao canteiro de obras para passagem da fauna. O “empreendimento faz parte do Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna.

 

A ideia do projeto surgiu diante da necessidade de uma passagem aérea pois alguns animais, principalmente o sagui do tufo preto, nome popularmente conhecido de uma espécie de macaco, com nome científico “Callithrix Penicillata”, assim como outros animais silvestres, faziam a travessia no chão, correndo risco frequente de acidentes, como atropelamentos, por exemplo.

 

A passagem aérea foi construída com a reutilização de dois troncos de eucalipto e um tronco de bambu que haviam sido utilizados em outras etapas da obra.

 

“Estamos bem satisfeitos com os resultados, porque a passagem está sendo utilizada pelos animais diariamente e muito bem aceita por eles, diminuindo assim, a probabilidade de acidentes e aumentando a conservação da nossa fauna silvestre”, destaca o médico veterinário Altamir Pedro de Oliveira Neto, integrante da equipe de meio ambiente da barragem, que está sendo construída pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Sagui flagrado em foto utilizando a passagem de fauna instalada na Barragem Duas Pontes, Amparo.

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.