Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Foram apresentados 26 programas de forma interativa para alunos, professores e direção da ETC

A equipe de Comunicação e Interação Social da Barragem Duas Pontes, em Amparo, recebeu na manhã do dia 23 de fevereiro, 70 alunos, quatro professores e a direção da ETEC – Escola Técnica Estadual João Belarmino, para conhecer o empreendimento e programas ambientais.

O coordenador socioambiental Henrique Fogaça, apresentou os programas desenvolvidos nas barragens, dos meios biótico e físico. A coordenadora de Comunicação e Interação Social, Dálete Minichiello, e a assistente social Juveni Sampaio, apresentaram os programas do meio social. No total, foram apresentados 26 programas de forma interativa. 

Fogaça explicou as ações que os empreendimentos de Pedreira e Duas Pontes realizam para mitigar os possíveis impactos negativos das obras, além de destacar os pontos positivos. “De forma conjunta, a reserva hídrica das barragens, beneficiará 23 municípios, referente ao abastecimento público, totalizando mais de 5,5 milhões de pessoas nas bacias do PCJ”, destacou.

Os municípios situados às margens dos rios Jaguari e Camanducaia serão diretamente beneficiados pelo reservatório. Os demais, terão de contar com um sistema de adutoras implantado para conduzir as águas acumuladas nas barragens.

Os alunos e professores puderam tirar dúvidas das atividades dos programas socioambientais, status da obra, segurança, diferenças e particularidades das barragens. 

Na ocasião, os professores, que estão trabalhando em sala de aula os conteúdos sobre solo, florestas, fauna e flora, deixaram em aberto a possibilidade dos alunos irem até o canteiro de obras da Barragem Duas Pontes. Dessa forma, eles podem conferir espaços e atividades, tais como: sismógrafo, estação meteorológica, áreas das APPs, cuidados com os animais resgatados, entre outros.

“Foi extremamente gratificante ter essa interação com um público tão jovem e com tanta sede de conhecimento em questões ambientais. É o que motiva um biólogo. Tanto os alunos quanto os professores estão de parabéns!”, finalizou Fogaça.

 

O Coordenado Socioambiental Henrique Fogaça, faz apresentação sobre ação ambiental na ETEC-Amparo, com alunos do curso de Ciências Biológicas

 

A Coord. Comunicação e Interação Social, Dálete Minichiello,  apresenta os programas do meio social

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.