Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Cerca de 50 alunos das Escolas Estaduais Professor Ariosto Ribeiro Persicano, de Amparo; e Luiz Bertoletto, de Pedreira; participaram de palestras sobre monitoramento de fauna promovidas dia 30 de novembro pelas equipes dos Centros de Comunicação e Interação Social das barragens Pedreira e Duas Pontes. As palestras foram apresentadas pelo engenheiro florestal Fernando Mendonça d´Horta.

O palestrante Fernando D’Horta destacou a importância de ser realizado o monitoramento de fauna, em que permite conhecer melhor a região, identificar os animais em geral, e até espécies que estão em extinção. Destacou a forma que é realizado o monitoramento e apresentou aos alunos os equipamentos utilizados, item da palestra que despertou grande interesse por parte dos alunos. Foram apresentados equipamentos como gravador de sons florestais, câmera específica e alguns livros que ilustraram o trabalho realizado no monitoramento de fauna. O engenheiro também enfatizou o Estudo de Impacto Ambiental realizado permanentemente, além de explicar detalhes da instalação dos equipamentos, como área determinada e o tempo em que são realizadas as campanhas. 

Além do uso dos equipamentos, o monitoramento também pode ser realizado de forma direta, denominado procura ativa, através do contato direto, feito por visualização e, também, por vestígios, por meio de fezes, pegadas, entre outros indícios.

Foram apresentados os quantitativos de animais que se encontram nas regiões monitoradas de Amparo e Pedreira, as espécies e programas que são desenvolvidos nos empreendimentos para controle e cuidado desses animais.

A atividade foi acompanhada pela pedagoga Leticia Miranda e o veterinário Leandro Grandhi (Barragem Duas Pontes), Lilian Reis (Consórcio CS Barragens), dois integrantes do Policiamento Ambiental Rural (PAR), além de dois professores e a coordenação das escolas participantes. A atividade atende ao PEA – Programa de Educação Ambiental. 

“Foi uma grande satisfação dar um retorno para a comunidade sobre o trabalho de Monitoramento de Fauna que estamos desenvolvendo nas áreas sob influência das Barragem Pedreira e Duas Pontes. Acho que há ótimas oportunidades de colaboração com a comunidade”, explicou D´Horta.

 Após a palestra, a pedagoga Letícia fez uma atividade de avaliação, em que cada aluno escreveu uma frase sobre o que entendeu do tema e a sua importância ao meio ambiente. Para Gabrielli, de 12 anos, que já acompanhou outras atividades do Programa de Educação Ambiental da Barragem Pedreira, como o plantio da muda da “aroeira-pimenteira”, todo o aprendizado foi uma surpresa além de muito interessante. “Eu entendi que o pessoal da barragem está ajudando a salvar a natureza”, disse a menina.

 “O retorno positivo que tivemos com a atividade permite acreditar que todo trabalho desenvolvido é importante para conscientização da preservação do meio ambiente para um futuro melhor”, finaliza a pedagoga.

O Engº Fernando d´Horta ministra palestra sobre Monitoramento de Fauna em Escolas da rede pública de Amparo e Pedreira

 

Aluno analisa equipamento utilizado para monitoramento de Fauna

 

]

Alunos assistem atentos às informações do palestrante

 

Palestrante,  Equipe do CCIS,  Professores e alunos em foto geral após a palestra sobre Monitoramento de Fauna,  na Escola Luis Bortoletto - Pedreira

 

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.