ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - MONTE ALEGRE DO SUL
O DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – SEMIL, executam a obra da Estação de Tratamento de Esgoto no município de Monte Alegre do Sul, Distrito de Mostardas- SP. A cidade faz parte do “Circuito das Águas Paulista”, e localiza-se na região da cidade de Campinas, SP.
A ETE de Monte Alegre do Sul terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 8,5 mil moradores da sede do município e do Distrito de Mostardas. O complexo permitirá retirar aproximadamente 900 quilos/dia de carga orgânica e 4 quilos/dia de fósforo proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no rio Camanducaia, atendendo às exigências da Resolução CONAMA nº 357/05.
Para execução de serviços relativos aos estudos conceituais, projetos básicos e projetos executivos para construção dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento, o DAEE contratou empresa especializada.
Investimentos em saneamento básico melhoram significativamente a saúde e o bem-estar da população, reduzindo a incidência de doenças infecciosas, oferecendo maior segurança alimentar e aumentando a disponibilidade de água limpa.