Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

O Plenário da Câmara Municipal de Amparo reuniu em 08 de junho vereadores, autoridades e representantes da sociedade civil para apresentação sobre o desenvolvimento das obras da Barragem Duas Pontes, localizada em Amparo. O empreendimento é desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, autarquia vinculada a Secretaria de Governo de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A exposição do projeto e seus benefícios foram apresentados por representantes e técnicos responsáveis pela obra, a Engenheira Ambiental, Lígia Christine Oliveira, Gerente de Unidade de Planejamento, Antônio Correia Campos; o Engenheiro e Fiscal das obras, Guilherme Marques e do Arquiteto e Coordenador do Consórcio CPC, Tiberio Valsecchi Júnior, que abordaram importantes aspectos da obra. Na ocasião, os presentes puderam tirar dúvidas e obter esclarecimentos pontuais sobre o andamento da obra, realocação de famílias, benefícios ambientais e sociais da obra, saber mais sobre o Plano de Segurança de Barragens e conhecer mais sobre as obras complementares ao empreendimento, como a Unidade de Tratamento de água do Rio Camanducaia.

O representante da Câmara Municipal no Comitê de Acompanhamento das Obras, vereador Pastor Elson Batista pontuou que o convite foi feito à autarquia especialmente para levar ao conhecimento de todos dados sobre a melhoria na qualidade da água que será possível com a obra. “A água reservada será para consumo da nossa população”, enfatizou o vereador.

As Obras Complementares trarão benefícios importantes para a população dos municípios afetados, pois já estão em andamento a elaboração dos projetos de coleta, afastamento e tratamento de esgoto nas cidades de Monte Alegre do Sul e Amparo, além da implantação da Unidade de Tratamento do Rio Camanducaia (UTR Camanducaia). A UTR utilizará a técnica de flotação, que garantirá até 98% da remoção de fósforo. Logo, a qualidade da água do reservatório será garantida, evitando a eutrofização do lago.

O investimento total das obras financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo junto a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, principal investidor dos empreendimentos para os municípios de Amparo e Monte Alegre do Sul é de aproximadamente R$ 595 milhões.

Segundo do vereador e presidente do Plenário da Câmara de Amparo, Carlos Benedito Cazotti o encontro foi de grande importância para desmistificar e derrubar informações equivocadas sobre a barragem, levando ao conhecimento

de todos a real finalidade do reservatório de Duas Pontes. “A explicação sobre a questão de segurança da obra foi bastante esclarecedora, fato que nos alivia bastante. Outro item que preocupa a população como um todo, é a falta de abastecimento de água. Mas com a Barragem teremos a garantia de água de qualidade em nossa torneira em épocas de estiagem. Só tenho que agradecer a presença dos representantes do DAEE.”, acrescentou Cazotti.

O evento foi transmitido, ao vivo, pela Rádio Cultura, através do programa Minuto Câmara, pelo YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Amparo.

Engenheira Lígia, durante a reunião na Câmara Municipal de Amparo

Arquiteto Tibério explica sobre as Obras Complementares

 

Participação do  Sr. Antônio Campos (DAEE), durante a reunião com vereadores em Amparo.

Durante a reunião no Plenário,  sobre o andamento das obras da BDP, foi distribuído Boletim Informativo das Barragens.

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.