Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

DAEE recepciona Prefeitos e associados do Consórcio PCJ em visita técnica

Na última quinta-feira, 18, a equipe do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, órgão responsável pelo empreendimento da barragem de Pedreira, recepcionou o grupo de associados do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), para uma visita técnica às obras.

 

Na ocasião, a comitiva do consórcio teve a oportunidade de conhecer os principais diferenciais que envolvem a construção do empreendimento e o estágio da obra. Na programação do evento, os visitantes também foram informados sobre dados técnicos, a tecnologia empregada nas estruturas da obra, dispositivos e equipamentos de segurança, além de conhecerem toda a composição do barramento, como Torre de Tomada d´Água, Galeria de Desvio, Escada de Peixes, entre outras etapas que compõem a construção.

 

Durante a visita, o engenheiro Guilherme Marques, apresentou os detalhes da obra, impactos, compromissos ambientais e de segurança. Segundo Guilherme, o reservatório está sendo construído levando-se em conta o comportamento hídrico dos próximos 10 mil anos, o que demonstra ainda mais a segurança desse barramento.

 

“Essa obra é uma conquista das Bacias PCJ que irá melhorar a regularização do fluxo de água e, consequente, ampliar da disponibilidade hídrica para toda a região”, comenta o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira, Mário Botion. Para o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, visitar o local garante conhecimento sobre a estrutura da Barragem Pedreira, além de ser um modelo a ser seguido na futura Barragem do rio Curumbataí. “Conhecer mais a fundo as estruturas, estágio atual da obra e todos os mecanismos de segurança que compõem a Barragem de Pedreira é uma experiência necessária, uma vez que temos como planejamento a construção da Barragem do rio Curumbataí”, completa o prefeito e atual Presidente do Comitê do PCJ.

 

Estiveram presentes também o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, de Louveira, o arquiteto Tiberio Valsecchi, a engenheira Lígia Cristine de Oliveira e demais participantes.

 

 SOBRE AS BARRAGENS:

 

Com as duas novas barragens - Pedreira e Duas Pontes-Amparo, será elevada a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5,5 milhões de habitantes. Serão investidos ao todo R$ 511,4 milhões nas obras de construção das duas barragens.

 

Para regularizar as vazões dos rios Jaguari e Camanducaia as barragens deverão formar reservatórios com capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água, dos quais 32 bilhões de litros na barragem Pedreira, e cerca de 53 bilhões de litros de água, no reservatório da Barragem Duas Pontes.

Tour com a comitiva do Consórcio PCJ e demonstração do Status da obra da Barragem Pedreira

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.