Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

A finalidade da ação é reforçar a importância das normas de segurança para prevenção de acidentes e melhor qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho.

 

O Consórcio BP KPE - Cetenco, executor das obras da Barragem Pedreira, implantada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica-DAEE, realizou a 3ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) voltada aos colaboradores do empreendimento. As atividades realizadas de 25 à 29 de abril, contaram com a participação de cerca de 300 funcionários, o equivalente a 98% do quadro dos setores industrial e administrativo da obra.

 

Através de palestras e ações práticas demonstradas por técnicos da obra e especialistas convidados, a SIPAT abordou temas relacionados à segurança, estímulo à saúde e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho; reforçando sempre a necessidade do uso completo dos EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) - o que é um procedimento habitual nos empreendimentos da Departamento -, e atenção constante às normativas de segurança, regras de conduta e ética apresentadas e estabelecidas pelo Consórcio a todos os prestadores de serviço.

 

Levando em consideração a particularidade das atividades no empreendimento, nesta 3ª edição da SIPAT foram abordados assuntos complementares como conhecimento da fauna local; prevenção de acidentes com animais peçonhentos; primeiros socorros e capacitação profissional.

 

A capacitação intelectual e melhor engajamento no mercado de trabalho também foi tema da semana. Apresentado pela equipe do Centro de Comunicação e Interação Social, eles exemplificaram os resultados positivos da escola “Formando Pessoas”, um subprograma do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra o (PMDMO), que atualmente conta com 17 funcionários matriculados, que vão prestar a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCEJJA, em agosto de 2022.

 

Na ocasião, a equipe de Comunicação apresentou o CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), oferecido pela escola “Paulo Decourt”, localizada na cidade de Campinas, que com ensino gratuito, também capacita quem não terminou o ensino fundamental ou médio. O método utilizado mescla EAD (Ensino a Distância) e presencial, no qual o aluno comparece à escola para realizar a prova quando sentir-se apto. Concluindo a capacitação completa, o aluno recebe o certificado autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). A escola “Paulo Decourt”, pode ser uma outra opção ao trabalhador de outras cidades como Cosmópolis, Arthur Nogueira e Jaguariúna.

Colaboradores reunidos no Canteiro de Obras da Barragem Pedreira, para realização das Palestras da 3ª SIPAT.

Colabordores assistem palestra sobre Segurança do Trabaho, durante a 3ª SIPAT - BP.

Placa informativa afixada no Canteiro de Obras da BP, - 3ª SIPAT.

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.