Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Registros permitirão detectar possíveis alterações nos padrões climáticos locais

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por meio do Consórcio OAS-Cetenco, responsável pelas obras de construção da Barragem Duas Pontes, em Amparo, uma Estação Meteorológica Automática dentro da área de influência do canteiro de obras para atendimento ao Programa de Monitoramento do Clima.

Este é um dos Programas Ambientais do empreendimento e consiste na observação de parâmetros climatológicos, com o objetivo de serem detectadas possíveis alterações nos padrões climáticos após a formação do reservatório da Barragem Duas Pontes.

O equipamento entrou em operação no dia 17 de maio. Essa moderna estação será capaz de registrar de forma instantânea e automática diversos parâmetros climáticos, como a temperatura do ar, a umidade relativa, a intensidade e a direção dos ventos. E ainda poderá ser acessada por uma plataforma completamente digital.

O processamento e análise desses dados serão realizados pela equipe de Meio Ambiente do Consórcio Barragem Duas Pontes, no qual serão elaborados relatórios, síntese e banco de dados do local.

O geólogo Mayko Oliveira, responsável pela implementação dos programas ambientais do meio físico, destaca que a instalação dessa estação, além de atender às condicionantes dos Programas Ambientais, vão subsidiar pesquisas e estudos a nível local e regional, sendo de vital importância para melhor compreender o meio físico da região da Barragem Duas Pontes, incluindo o regime climático antes e depois do barramento.

 

– Estação Meteorológica da Barragem Duas Pontes

 

 

– Comportamento das temperaturas no período 17 a 20 de maio.

 

BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.