Programa "Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, Barragens Pedreira e Duas Pontes"

Busca

Publicação do DAEE a pedido do Condephaat vai mostrar os detalhes sobre o local onde será construída a Barragem Duas Pontes

 

Casa Grande. Foto: Argosfoto (2018)

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai lançar um livro sobre a história da Fazenda Palmeiras localizada onde será construída a Barragem Duas Pontes que vai auxiliar o abastecimento de água na região de Amparo, no interior paulista.

A edição de título “Fazenda Palmeiras - Interfaces entre a Arquitetura, a História e a Arqueologia”, tem como principal objetivo preservar a memória cultural, material e patrimonial do povo paulista e será distribuída gratuitamente em toda região já agora, no primeiro trimestre de 2021.

O trabalho de pesquisas, imagens e estudos arqueológicos da fazenda durou cerca de 2 anos e foi solicitado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) ao DAEE SP antes do início das obras da barragem, que vai ocupar o local.

Situada na zona rural de Amparo, a Fazenda Palmeiras se destacou no cultivo e produção do café, despontando em poucas décadas como uma das principais produtoras da região.

A área onde a edificação está localizada foi desapropriada pelo DAEE para a construção da Barragem Duas Pontes, que vai aumentar a disponibilidade hídrica na região, permitindo o fornecimento de água de forma mais segura à população, principalmente em época de estiagem prolongada.

 

Sobre a publicação

“Fazenda Palmeiras - Interfaces entre a Arquitetura, a História e a Arqueologia”

São 56 páginas e cerca de 90 fotos e ilustrações que traduzem a história da edificação, fundada em meados de 1850, testemunha de um dos grandes momentos de desenvolvimento social e econômico do país no século XIX.

 

Trabalho de pesquisa

A pesquisa arqueológica sobre o local foi realizada pela ANX Engenharia e Arqueologia Ltda e englobou o levantamento histórico, arquitetônico e fotográfico, além de prospecções arqueológicas efetuadas próximas às edificações e estruturas complementares que compõem a fazenda.

Prospecção Arqueológica, sondagem. Foto: Argosfoto (2018)

Durante o estudo foi realizada a atividade de educação patrimonial com alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade São Francisco, Campus Itatiba. Utilizada como medida de esclarecimento, a atividade apresentou o desenvolvimento das pesquisas e os resultados obtidos. Os alunos tiveram a oportunidade de presenciar o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, historiadores e arqueólogos. A atividade contou com visita guiada às dependências da Fazenda Palmeiras e demais áreas da unidade produtiva e com aula expositiva sobre as prospecções arquitetônicas e pictóricas realizadas.

Educação Patrimonial. Foto: Marcos Issa/Argosfoto

 

Barragens Duas Pontes e Pedreiras

Com o objetivo aumentar a segurança hídrica, principalmente nos períodos de estiagem, estão em obras a construção dos reservatórios Duas Pontes e Pedreira. Com as duas novas barragens, será elevada a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. Os empreendimentos visam regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento.

Serão investidos ao todo R$ 527 milhões nas obras de construção das duas barragens, com geração de 2 mil empregos diretos. Outros R$213 milhões serão investidos em empreendimentos complementares, como estações de tratamento de esgoto de Amparo e Monte Alegre do Sul.

 

Municípios beneficiados:

Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo Paulista, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

 

 

 
BG-PCJ - Unidade de Gerenciamento do Programa | Rua Boa Vista, 170 Centro - São Paulo – SP - CEP: 01014-000 | Telefones: (11) 3293-8200 | Desenvolvido por R2SIS Tecnologia | 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados.